quinta-feira, 16 de maio de 2013

Breve Historia do Frofeta Mohamad

Mohamad
Nascido numa família pobre da tribo coraixita, Mohamad ficou órfão ainda criança, sendo criado por um tio que procurou dar-lhe uma boa formação. Quando jovem, envolveu-se nas atividades comerciais, participando de caravanas que percorriam vastas regiões do Oriente, o que lhe assegurou rica experiência cultural, permitindo-lhe conhecer culturas e religiões variadas, que acabaram por influenciá-lo na formulação de sua doutrina.
Em 610, durante um retiro no deserto, Mohamad recebeu uma mensagem divina ,que lhe disse: “- Só há um Deus, que é Alah, e Mohamad  é o seu profeta”. A esta se seguiram outras revelações que impressionaram muito a Mohamad .
Mohamad , profeta de Aláh, iniciou suas pregações entre os habitantes de Meca, mas não foi ouvido. Pelo contrário, sofreu muitas perseguições já que a defesa do monoteísmo ameaçava os negócios dos ricos mercadores da cidade. Em 622, Mohamad teve que fugir de Meca e refugiou-se em Yatreb (depois Medina = a cidade do profeta) cidade comercial rival de Meca, onde foi acolhido por seus habitantes que adotaram sua doutrina. Esse episódio, chamado Hijra, marca o início do calendário islâmico.
Os ensinamentos do profeta Mohamad  foram reunidos no livro sagrado do islamismo chamado Alcorão. Nele se encontram os principais elementos da religião islâmica..
Em 630, os seguidores de Mohamad  ocuparam e dominaram a cidade de Meca, realizando, de uma só vez, a unificação religiosa e política da Arábia...
Existem várias versões de muçulmanos início da história do Islã , como está escrito pelas seitas sunitas , xiitasIbadi . Os estudiosos ocidentais do século XIX tendiam a privilegiar a versão sunita. Os sunitas são a maioria seita, e seus livros e especialistas eram facilmente acessíveis. Mas, nos últimos 100 anos, os especialistas ocidentais tornaram-se mais dispostos a questionar a visão ortodoxa e avançar novas teorias e narrativas. Ainda hoje, muitas partes da história islâmica não são conhecidos internacionalmente como outros componentes da história do mundo.
Na época de sua morte, no ano 632 , Mohamad  conseguiu unir toda a Península Arábica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário